Secretário da Educação visita setor de Ciência e Tecnologia e destaca a formação de professores

Equipe gestora da Seduc conhece trabalho desenvolvido pelo setor de Ciências e Tecnologia – Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

A equipe gestora da Seduc visitou o setor de Ciência e Tecnologia, conheceu o trabalho e as possibilidades de ampliar o conhecimento tecnológico nas escolas

O secretário da Educação, Juventude e Esportes, Fábio Pereira Vaz, o secretário executivo Edinho Fernandes e a superintendente de Finanças, Morgana Nunes Tavares Gomes fizeram uma visita à Superintendência de Educação Científica, Tecnológica e Profissional, na manhã desta quinta-feira, 13. Um dos objetivos da visita foi apresentar Cristiane Mireile Bazzo de Pina, que passou a ser responsável pela Superintendência de Educação Científica. 

A equipe gestora conheceu a estrutura física da superintendência, as demandas no setor de tecnologias, de materiais, as propostas de trabalho para 2022 e a interlocução dos setores com as Diretorias Regionais de Ensino e com as unidades escolares.

O servidor Erick Henrique Silva Goes, gerente de Tecnologias e Mídias Educacionais apresentou o protótipo de um drone, produzido a partir de uma experiência realizada com estudantes da Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas e falou sobre a formação de professores na área da tecnologia. “Nesse período de pandemia atendemos professores e alunos com orientações sobre as ferramentas virtuais de estudos”, frisou.  

O secretário Fábio Vaz ressaltou o trabalho que deve ser desenvolvido em 2022. “Vamos ofertar aos servidores a formação continuada, sabemos o quanto isso é importante, para motivar e manter uma qualidade do ensino. Queremos investir na qualificação profissional, de uma forma que atenda todas as escolas da rede estadual. E vamos conhecer melhor o trabalho realizado pela equipe de tecnologia, procurar investir mais nessa área, para que as nossas escolas sejam beneficiadas com essas novas ferramentas de ensino”, explicou. 

Depois de conhecer os setores, o secretário reuniu-se com todos os servidores. “Queremos integrar todos os setores, lembrando que o nosso foco é a aprendizagem dos alunos. E esse nosso trabalho será direcionado para ampliar as oportunidades na vida dos estudantes, para que eles tenham clareza dos caminhos que desejam percorrer, seja por meio de uma formação profissional estudando nos cursos técnicos ou por meio de ingresso nas faculdades”, afirmou Fábio Vaz.

O secretário executivo, Edinho Fernandes, destacou o trabalho que está sendo realizado na Seduc.“Estamos muito confiantes, de que este ano, com esse recomeço com as aulas presenciais, será um ano produtivo para a educação”, comentou.

A servidora Maria de Lourdes Leôncio Macedo (professora Malu) abordou a qualificação e disponibilidade dos servidores no desenvolvimento das ações e atividades. “Estamos aqui para apoiar essa nova gestão e trabalhar juntos”, citou. 

Cristiane Bazzo falou das ações que estão em andamento. “Essa superintendência desenvolve um trabalho diversificado que vai desde a formação dos professores, de alunos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e ao trabalho de incentivo a iniciação científica nas escolas”, afirmou.

Revisão Textual: Patrícia Saturno/Governo do Tocantins